Steampunk Educacional

Conteúdo transmídia propõe estudo envolvente de literatura nacional

Suplemento Educacional Brasiliana Steampunk é baseado em romance policial

Os professores de literatura do Ensino Médio acabam de ganhar uma opção de material transmídia e totalmente conectada com a nova geração para trabalhar os grandes clássicos nacionais. A ideia é traduzir o brilhantismo dos autores tradicionais para estes estudantes, que, de acordo com estudos recentes, raciocinam e aprendem de forma diferente das gerações anteriores.

O Suplemento Educacional Brasiliana Steampunk é baseado no livro “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”, de Enéias Tavares, publicado pelo selo Fantasy em 2014. Primeiro volume da série que dá título ao suplemento, a história reinterpreta alguns dos grandes heróis da literatura brasileira do século XIX, como Bento Alves (de “O Ateneu”), Simão Bacamarte (de “O Alienista”), Rita Baiana (de “O Cortiço”) e Vitória Acauã (de “Contos Amazônicos”).

No livro, de estética steampunk, estes personagens convivem entre si em um ambiente retrofuturista, repleto de zepelins e bondes elétricos em plena década de 1920. Com o sucesso do título, o Grupo Epic, em parceria com o autor e a editora Leya, desenvolveu diversos conteúdos relacionados, como capítulos inéditos, desenhos que remetem a pinturas de cenas, um baralho com personagens e cenários da história, além de vídeos. O mais recente lançamento dessa leva é o Suplemento Educacional, que pode ser acessado gratuitamente no link brasilianasteampunk.com.br/educacional.

A bordo de um dirigível ou de um trem retrofuturista, os professores vão encontrar temas para debates em sala de aula, atividades criativas e práticas que envolvem escrita, desenho, teatro e outras formas de arte, além de mapas, fichas de personagens, anúncios de época, entre outros. “Os adolescentes de hoje já nasceram no mundo digital e por isso é tão importante desenvolver materiais que proponham uma forma mais envolvente e instigante de estudar literatura brasileira”, afirma o autor Enéias Tavares, também professor de literatura na Universidade Federal de Santa Maria.

Para criar o suplemento, Enéias Tavares contou com a ajuda de professores de escolas públicas e privadas e com as artes de Karl Felippe, Poliane Gicele e Jessica Lang, que deram um visual super-heroico ao material para chamar a atenção de jovens e adultos.

Por: Anna Luisa Carvalho,  prioritecomunicacao.com.br , facebook.com/prioritecom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s