O senhor Anderson Gaveta lançou a sua série no YouTube, o Gaveta Show, numa tarde nublada de 1º de abril de 2015 e, se você entendeu a referência, não precisa que eu explique quem diabos é o Gaveta.

Curiosamente, o primeiro quadro do Show – o Pé na Porta, Gaveta na Cara – sempre foi o segmento mais assistido do canal, ultrapassando 200 mil visualizações com facilidade. Mas qual é o segredo daquele gordo maldito?

O próprio Gaveta fala muito do ritmo dos vídeos, de como ele acha os seus trabalhos antigos lentos e como se dedica para não deixar o espectador pensar e emendar uma piada atrás da outra, quase nos levando à convulsão de tanto rir. De fato, não adianta comprar os pacotes de aulas e tutoriais do Gaveta na esperança de editar como o mestre sem prestar atenção na maior dica que ele dá: o ritmo mantém o espectador vidrado e, por mais que uma piada não seja tão engraçada, logo vem outra e você acaba achando o vídeo todo engraçado, sem dar bola para cinco ou seis segundos que não tiveram tanta graça.

anderson-gaveta-2

Ainda assim, não adiantaria fazer dez piadas tediosas em sequência, que o vídeo – ou o stand up, né – ficaria um lixo do mesmo jeito. O sarcasmo e a cara de pau do Gaveta é a cereja em cima do enorme bolo de marshmallow – estou me referindo ao canal, que fique claro. Quer ser engraçado? Em primeiro lugar, não tenha medo de ser ridículo, todos na Internet são – você provavelmente já paga mico nas postagens de Facebook, só não tem consciência disso. Em segundo, sarcasmo é simples e hilário. Você vê alguém fazendo algo ridículo, aponta e ri, só isso. O Gaveta já era hilário antes de adotar esse ritmo frenético de hoje porque ele já não tinha medo de passar vergonha e porque sempre tirou sarro de alguém, seja do Jovem Nerd morrendo pela milésima vez no mesmo inimigo em um jogo, seja de um espertalhão fazendo comentário idiota no canal dele. E assim o Dedão está dominando o YouTube: rindo da cara de todos nós.

Quer aprender a editar como o Gaveta? Clique aqui e confira o curso do mestre, o cara tem um workflow excelente e dá dicas valiosas para otimizar as suas produções videográficas – falei bonito, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s