Ligue seu sabre de luz e prepare seu soco vulcano, chegou a hora de decidir qual saga é a melhor: Star Wars VS Star Trek!

Há muito mais títulos de Star Trek do que Star Wars… E mais títulos melhores

star-trek-3

Star Wars está indo pro oitavo filme cânone. Tem também alguns desenhos animados, uns filmes com Ewoks e pronto. Star Trek tem mais de dez filmes, cinco séries de televisão com um total combinado de quase 30 temporadas e uma série animada. Cada episódio de Star Trek merece cinco estrelas? Claro que não. Podemos concordar que existem alguns filmes ruins? Definitivamente. Mas quando você compara as franquias, Star Trek facilmente tem mais coisas boas do que ruins. E, pelo menos, Star Trek teve o bom senso de escalonar seus filmes bons e ruins. A “Trilogia Prequel” de Star Wars foi apenas um desfile interminável de lixos.

Star Trek 1×0 Star Wars

Star Trek é datado, Star Wars é atemporal

camisa-midichlorians

Star Trek é uma das previsões mais precisas do futuro. Comunicadores se tornaram realidade como smartphones, um russo previu o fim pacífico da Guerra Fria e vimos o primeiro beijo inter-racial da tevê. Enquanto isso, nós nunca veremos um sabre de luz real ou uma Estrela da Morte real porque Star Wars nunca tentou prever nada. Tudo que os comentários sociais e previsões tecnológicas garantem é o envelhecimento rápido. Ninguém nunca vai ver um sabre de luz e pensar “eu tenho três desses em casa”. George Lucas é obcecado por mitologia e a primeira trilogia tem todos os elementos de um mito clássico. Quem se importa que a “espada laser” seja a arma que um moleque de 8 anos inventa numa batalha imaginária no recreio?

Star Trek 1×1 Star Wars

A audiência prefere explosões do que negociações pacíficas

star-wars-2

Com base nos sete filmes de Star Wars, há dois finais possíveis: algo realmente grande vai explodir e/ou haverá um duelo dramático. Mas Star Trek é sobre o triunfo da razão e da compaixão e outras virtudes. Num episódio, o Capitão Picard tem a chance de eliminar toda a raça Borg com um vírus – e ele não faz porque o genocídio é errado, mesmo contra os zumbis robôs que ameaçam exterminar a sua civilização. O vilão no primeiro filme de Star Trek é uma gigantesca nave espacial senciente – e ninguém explode aquilo! Eles ensinam o amor e a compaixão! Nenhuma nave excepcionalmente grande em Star Wars passa mais de 90 minutos sem explodir e eu tenho certeza de que Lucas especificou isso no contrato com a Disney.

Star Trek 1×2 Star Wars

Em Star Trek, pessoas resolvem problemas através de inteligência… Não de magia

camisa-capitao-kirkstyle

Quando há um problema na Enterprise, você vai precisar de alguns especialistas inteligentes trabalhando duro pra resolver o problema. Geordi provavelmente vai descobrir como realinhar as condutas de fluxo de plasma pra ajudar sua nave a completar sua missão, porque ele é o melhor engenheiro. Enquanto isso, como é que Luke Skywalker explodiu a primeira Estrela da Morte? Rezando pra sua magia e desligando sua mira. Explosões são mais legais do que diplomacia, mas há um limite. Não faz sentido os Ewoks derrotarem a elite do Império com estilingues. Não faz sentido Anakin pilotar um caça pela primeira vez e ser melhor do que todos os pilotos experientes. No fim das contas, a Força é o pior deus ex machina da ficção.

Star Trek 2×2 Star Wars

Star Trek lida com questões reais, em vez de apenas escapismo

star-trek

Um dos principais objetivos do Star Trek desde o início é contar histórias importantes que nos afetam sob o disfarce da Ficção Científica. A série original confrontou relações raciais, corridas armamentistas, a função de uma sociedade que confia pesadamente em máquinas… A lista continua. Esse é o poder da Ficção Científica: ela fornece um lugar seguro pra explorar temas e ideias importantes. Guerra nas Estrelas, entretanto, tem algumas cenas visualmente muito bonitas. Novamente, explosões são mais legais do que a lógica, mas não dá pra competir com a bagagem cultural de Star Trek – enquanto Star Wars adora realçar preconceitos e estereótipos étnicos, como escravagistas com aspectos árabes. Ah, e não se esqueça do Jar Jar Binks!

Star Trek 3×2 Star Wars

Star Trek é sobre ciência, Star Wars é sobre ficção

star-wars-3

Roddenberry botou na segunda página do texto de apresentação de Star Trek o cálculo do número de estrelas e planetas no Universo pra apontar quantas muitas espécies alienígenas podem existir, estabelecendo que poderia haver tribbles e que androides fazem sexo, tudo baseado em ciência, mesmo que ciência ficcional. Star Wars nunca foi sobre tecnologia. Sabre de luz? Hiperespaço? Lucas adicionou ciência na sua fábula uma vez, e foi um desastre. Toda a tecnologia em Star Wars poderia ser magia e seria aceita. Star Trek é sobrecarregado com tecnologia e cada coisa nova precisa de uma explicação. Esses detalhes são maravilhosos pra aquele pequeno núcleo de fãs, mas muito mais difíceis de vender pra um grande público.

Star Trek 3×3 Star Wars

No final, você está livre pra desfrutar Star Trek, Star Wars, ou mesmo Stargate – não falta coisas boas lá fora pros nerds amarem. Tem mais algum argumento a acrescentar? Discorda de algum dos tópicos apresentados? Solta o verbo nos comentários!

E se gostou das camisetas Kirkstyle ou MidiChlorians, só clicar no sublinhado, aposto que ainda tem do seu tamanho. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s